domingo, 23 de agosto de 2009

FORMATO EM TEXTO

PDF é a abreviatura de Portable Document Format e trata-se de um formato que foi adotado como padrão universal para a publicação de documentos independente da plataforma de seu micro ou sistema operacional. Sua principal característica consiste em representar um documento com integridade e fidelidade ao seu formato original.
Para visualizar um documento no fomato PDF é necessário a utilização de um leitor de arquivos em PDF; recomendamos o programa Adobe Acrobat Reader pelo fato de ser gratuito (ao contrário do Microsoft Word, por exemplo) e utilizado mundialmente e recomendado em sites comerciais e governamentais de relevância. Este programa é distribuído gratuitamente pelo fabricante. Para instalá-lo em seu computador siga as instruções abaixo.
O formato PDF é original da Adobe Systems e pode ser aberto com o programa Acrobat Reader. O nome corresponde às iniciais de Portable Documento Format e, como formato, é uma variação do PostScript (também da Adobe). Aí reside o segredo da possibilidade de converter documentos variados para PDF, já que as aplicações que fazem este trabalho baseiam-se nesse conceito.
O formato foi adotado rapidamente por todos que manejam documentos, especialmente via Web, devido ao fato de serem muito fáceis de enviar e receber, já que são arquivos leves e, pelo menos por enquanto, invioláveis.
Trata-se, em definitivo, de um formato gráfico mais além daquele que contém geralmente texto. E isso é o interessante: o PDF trata o texto como uma imagem, por isso torna difícil sua edição por terceiros, mas gera outras possibilidades como o zoom, ou diferentes tipos de visualização.
Vamos conversar sobre ferramentas simples para transformar documentos - de texto, gráficos ou Web - em PDF e vice-versa. Assim, você conhecerá um pouco melhor as vantagens deste formato que dá um toque de distinção aos documentos.
Por que converter um documento em PDF
• É mais leve, o que o torna ideal para enviar via e-mail ou fazer backups;
• É mais seguro: é mais difícil alterá-lo que ele sofra com vírus;
• Tem mais possiblidade e variações de visualização;
• É possível juntar em um só documento vários formatos (num mesmo arquivo PDF pode-se juntar documentos do Word, Excel, Powerpoint, páginas Web, etc);
• Mantém a aparência do documento original, com as mesmas fontes, imagens e distribuição.

Como converter documentos
Para converter un documento em PDF precisa-se de qualquer dos programas simples e gratuitos (também existem os pagos). São em geral muito fáceis de usar e funcionam perfeitamente. Algumas, inclusive, trazem mais opções interessantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário